terça-feira, 22 de maio de 2012

Se não viu, veja! - Game of Thrones (1ª Temporada)


O Inverno está chegando... Aliás, já chegou, se foi, chegou de novo e já tá indo embora!


Pois é galerinha desocupada, pela primeira vez, falarei de uma série aqui no blog! Sim sim, Game of Thrones já está terminando sua 2ª Temporada, mas sempre tem aquele maldito desocupado que não conhece ou ainda não tem bons motivos pra assistir a série. Por isso (e pelo fato de eu não poder falar da 2ª Temporada porque a mesma ainda não terminou) venho falar hoje da primeira temporada de Game of Thrones!

Game of Thrones é uma adaptação da série de livros Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), exibida no canal HBO e escrita por George R. R. Martin, que cansou dos roteiros de seriados televisivos e resolveu voltar seu talento à literatura, já que os orçamentos das séries de TV não suportavam o número de personagens/figurantes que ele precisava em suas estórias. Muitos alegam que Martin é o "Tolkien da atualidade" (pra quem não conhece, Tolkien é o gênio por trás de O Senhor dos Anéis e vários outros livros), mas o foco de seus livros é totalmente diferente. Enquanto Tolkien prefere contar suas estórias de uma maneira bem mais maniqueísta (onde apenas os bonzinhos são justificados, e os vilões são pura e simplesmente maus), Martin opta por contar sua estória pela visão de cada personagem, e em Game of Thrones não é diferente.

A série se passa nos Sete Reinos de Westeros, e tem sua trama iniciada quando Robert Baratheon (Mark Addy), o protetor dos Sete Reinos e rei de Porto Real, se dirige ao norte de Westeros, para o gélido reino de Winterfell, a fim de encontrar com seu antigo companheiro de guerra, Eddard "Ned" Stark (Sean Bean, ou Boromir, para os mais íntimos), para escala-lo para o cargo de conselheiro-chefe de seu reino ("A mão do rei", como é chamado na série e nos livros), já que Ned era o único homem em que Robert confiaria para tal posto. A escolha de Ned Stark para o posto de "mão do rei" desencadeia uma série de intrigas entre os Sete Reinos de Westeros, cujo os verões duram décadas e os invernos podem durar vidas inteiras.


Visualmente, Game of Thrones é um deleite. As locações são exuberantes e lembram bastante os cenários abertos enormes de O Senhor dos Anéis. Você dificilmente irá perceber, mas boa parte dos castelos, formações rochosas e outras parafernalhas geográficas que eu não sei o nome são puros efeitos especiais. Mesmo que você exprima seus olhos, você não vai conseguir notar isso (como eu sei disso? A magia do Making Off meus amigos). São cidades, castelos, planícies, geleiras, desertos e florestas. Todos muito bem escolhidos para ambientar seus respectivos personagens. Sim, a transição de cenários geralmente significa a transição de personagens, já que a série não toma um "personagem principal", e eles se encaixam perfeitamente. Salvo por alguns personagens "sem sal", como Daenerys Targaryen, cujo o cenário é igualmente insosso...

Falando em personagens, a maioria deles são ótimos, e vão lhe conquistar na primeira aparição. Os "mocinhos" se mostram não tão "mocinhos" quanto parecem ser, e os "vilões" se mostram verdadeiros "vilões" (Alguns totalmente sem escrúpulos). As crianças de Game of Thrones dão um show a parte, principalmente os garotos e garotas da família Stark. Arya Stark (Maisie Williams), a mais nova das duas filhas de Ned, é tão jovem quanto é brava, e vai ter um grande desenrolar na trama; Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), "filho do meio" de Ned, pode não parecer importante no começo, mas lhes dou uma dica: prestem atenção no garoto; e Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), filho do rei Robert, vai conseguir lhe irritar até o fim da temporada (e até na próxima também). Sim, existem atuações ruins, mas é difícil enxerga-las se você não tiver experiência no assunto, ou se você não ficar caçando erros na série. Mas convenhamos: quem no planeta faz isso?
Fique de olho nos personagens Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Jon Snow (Kit Harington) e Robb Stark (Richard Madden). Eles ainda vão lhe surpreender.



Curte violência gratuita? Não? Pois é melhor se acostumar, o sangue voa nos olhos em Game of Thrones. Menor de 18 anos (como eu)? Assista longe de seus pais, 9 em cada 10 episódios contém cenas de sexo e nudez. E se você está esperando por muitas batalhas e guerras ao melhor estilo O Senhor dos Anéis, pode ir tirando seu alazão da tormenta. O que prevalece em Game of Thrones é a tensão dos preparativos para a batalha. Toda a intriga, toda a politicagem que se passa por trás das guerras, já que as guerras em si não são tão importantes quanto aquilo que as geraram. O que mais vai empolgar em Game of Thrones são os diálogos, que são bastante ácidos e cheios de provocações épicas.

A trilha sonora de Game of Thrones também é ótima, e consegue transportar toda a ambientação medieval da série. Não há um tema específico para cada personagem, mas as faixas surgem sempre na hora certa. Na hora da tensão a trilha segue calma e pesada; No momento em que há alguma revelação, a trilha explode e o episódio acaba, deixando aquele gostinho de "quero ver o próximo logo, p*&%!!!".

Chega de mimimi, vamos à nota! -> 9,0/10
Não, a série não é perfeita e não vai agradar a todos. Alguns episódios conseguem ser bem chatos, enquanto outros conseguem ser bem épicos. Se você gosta de estórias fantásticas e contos épicos, recomendo que comece a assistir Game of Thrones o quanto antes. Se não, recomendo do mesmo jeito. Game of Thrones é uma série ótima, e se você ainda não viu, sai daqui e vai ver, desocupado!

E, para entrar no clima de Game of Thrones, fiquem com o tema principal da série!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário